Pesquisa Vereadores Paulistas

Apresentação

A pesquisa Vereadores Paulistas entrevistou 400 vereadores dos 10 principais partidos no estado - PSDB, PT, PMDB, PTB, PSB, PDT, PPS, DEM, PR, PP - com o objetivo de conhecer aspectos do funcionamento e organização do legislativo local paulista.

Amostra

A distribuição da amostra  de vereadores teve como base  os 19 municipios sorteados para a pesquisa Filiados Partidários (realizada no âmbito deste projeto), e foi definida segundo mesorregiões do estado e o número de vereadores dos 10 partidos estudados pelo Projeto.
Os municipios da pesquisa Filiados Partidários foram definidos com o seguinte procedimento:

1. Amostragem por conglomerados em um estágio com seleção PPT dos municípios onde a medida de tamanho é a população de 16+ anos de acordo com o IBGE – Censo 2010;
2. Estratificação implícita de porte de cidade de forma a garantir a proporção dos portes de cidade;
3. Os portes dos municípios foram definidos de acordo com o corte estabelecido pelo IBGE: Pequeno= até 10.000 habitantes; Médio= de 10.000 a 50.000; Grande =acima de 50.000.
 Das 15 mesorregiões do estado, os 19 municípios sorteados na amostra da Pesquisa Filiados Partidários estão contidos em 9. São essas 9 mesos onde a pesquisa foi aplicada, levando-se em conta o total dos municípios. A leitura dos resultados é feita para o total do estado, por partido e por mesorregião.

Sua distribuição por partido e região e os pesos aplicados estão expostos a seguir:

 Universo:

 

 

 

 Amostra desproporcional:


 

Cotas de entrevistas realizadas por partido:

 

Partido X Mesorregião:

 

 Pesos Finais:

 

Metodologia

A pesquisa foi finalizada em junho de 2014, e foi realizada através de abordagem combinada _ envio de formulário eletrônico e entrevistas telefônicas com os vereadores através dos telefones pessoais ou disponíveis nas Camaras Municipais.

Base de dados clique no link

https://www.cesop.unicamp.br/por/banco_de_dados/v/3776

Questionário clique no link:

https://www.cesop.unicamp.br/vw/1IMH3Sq0wNQ_MDA_35157_/quest_03930.pdf

 

CESOP - Centro de Estudos e Opinião Pública